bem casados

bem casados
ANDREA BEM CASADOS

terça-feira, 11 de março de 2014

BEM CASADOS

Existem receitas que nunca saem de moda. Podem até ganhar novas roupagens, mas permanecem inalteradas na essência. Um exemplo da permanência, característica da tradição, são os bem-casados. Símbolo da união entre os casais – são dois bolinhos de pão-de-ló unidos com recheio cremoso – conquistaram as mesas de cerimônias de casamento e costumam ser oferecidos como lembrancinha.
Doce cuja origem não é bem definida, mas que acredita-se tenha vindo de terras portuguesas, a princípio, tinha como recheio ovos moles. Tradição mantida principalmente no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em São Paulo, e depois no resto do país, sofreu modificações, e o recheio passou a ser de doce de leite.
Nos dias atuais, o
bem casado ganhou outros nomes e até diferentes significados. Bem-nascido é lembrancinha de maternidade. Bem-vivido, de aniversários. E outros tantos, ainda sem nome, mas que serve de lembranças de batizado, inauguração de loja, desfile de moda, chá-de-panela, festa de empresa e até, paradoxalmente, celebração de divórcio (o bem-separado).
Envoltos em papel crepon colorido, tecidos, tules e até em caixinhas, são enfeitadas com fitas, com flores, com medalinhas e até decorados com miniaturas de brinquedos para serem distribuídos em maternidades.



























Um comentário:

  1. Me encanta tu bloc ha sido un placer visitarlo, te invito a mi blog, y si te gusta espero que te hagas seguidora.
    Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Obrigada pela visita!